
Empresa Africana de Data Centers Teraco construirá usina solar e parque eólico
Em uma escala significativa, a Teraco Data Environments, a principal empresa de data center da África, está em processo de construção de uma usina de energia para sustentar suas operações na África do Sul.
A companhia assegurou ZAR2 bilhões (US$ 104 milhões) em financiamento inicial com o Grupo Absa para erguer uma usina solar de 120 megawatts e um parque eólico de 80 megawatts na província de Free State, África do Sul. Essas fontes de energia serão direcionadas para alimentar suas instalações, além de auxiliar no enfrentamento dos frequentes cortes de energia.
“Nosso objetivo é alcançar a totalidade de nossa demanda energética por meio de fontes renováveis até 2035”, declarou o CEO Jan Hnizdo em entrevista.
Os persistentes cortes de energia na economia mais desenvolvida da África têm levado as empresas a investirem em suas próprias fontes de energia. Especificamente, os data centers consomem uma parcela significativa de eletricidade, e a Teraco espera que a usina solar forneça energia por até oito horas diárias, complementando o fornecimento da Eskom Holdings SOC.
Antecipa-se que a dependência da concessionária estatal de energia no carvão diminua de 85% para 60% nos próximos três anos, à medida que mais produtores independentes de energia entram em operação.
As negociações para garantir acordos com o governo sul-africano e a Eskom para conexão à rede levaram cerca de três anos, e espera-se que as instalações estejam operacionais nos próximos três anos, conforme relatou Hnizdo.
Fonte: Bloomberg